O HISTÓRICO DA CONSTITUIÇÃO DA PSICOLOGIA ENQUANTO CIÊNCIA E PROFISSÃO: Por uma Psicologia Crítica Latino-Americana para a América Latina

Autores

Palavras-chave:

Psicologia Crítica, História da Psicologia, Psicologia Latino-americana.

Resumo

O presente trabalho objetivou, através de uma revisão bibliográfica, realizar um apanhado a respeito da constituição da Psicologia enquanto ciência e profissão, destacando sua postura hegemônica e importada, com saberes e teorias eurocêntricas e norte americanas. Dessa forma, a partir das Teorias Críticas, destaca-se a forma não adaptativa que essa Psicologia foi inserida no Brasil, voltada para uma pequena elite econômica e a negligência para os demais setores da população. Problemática essa que perdura aos dias atuais, com grades curriculares sem presença de literatura latino-americana e não-ocidental, pouco política e de acordo com a realidade social. Pauta-se, destarte, o resgate de uma crítica da Psicologia para o fortalecimento de uma Psicologia que aborde temas de nosso continente, para o nosso continente.

Biografia do Autor

  • Letícia Toshie Miyazaki de Sousa, FAVENI

    Pós-graduanda em Neuropsicologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI); Bacharel em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

  • Leonardo Sales Lima, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

    Professor Assistente da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Downloads

Publicado

2024-05-01