A Decolonialidade em foco: um panorama a partir da Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia das instituições públicas brasileiras de ensino superior (2016 - 2022)

Autores

Palavras-chave:

Psicologia, Pós-graduação, Epistemologia, Decolonialidade

Resumo

A decolonialidade é um campo de investigação e produção de saberes nascida nas últimas décadas do século XX, objetivando questionar a divisão entre Norte e Sul Global, nos modos de organização de vida e de leitura predominantes na sociedade ocidental. Nesse sentido, o campo decolonial busca resgatar os saberes, práticas e conhecimentos daqueles povos do Sul historicamente apagados e silenciados pelos processos de colonização, ocorrido nos séculos passados, impondo um modo de vida predominantemente eurocêntrico, supostamente neutro e opressor. Assim sendo, o presente artigo objetiva compreender a inserção das referências decoloniais, combinadas com o pensamento de Frantz Fanon, nas produções dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia, nas instituições de ensino superior públicas, compreendendo o período de 2016 a 2022. A partir do uso de descritores, foram realizadas buscas nos repositórios das universidades públicas federais, estaduais e de integração, atentando para o critério de tempo, o formato da produção (tese ou dissertação) e a origem a partir de programa de Pós-Graduação em Psicologia. Com isso, foram encontradas 67 teses na temática decolonial em Psicologia, das quais foram escolhidas quatro produções, originárias de um programa de pós-graduação de cada região, a fim de ilustrar o atual estado da arte da decolonialidade em Psicologia. Posto isso, foi possível perceber que existem significativos estudos de matriz decolonial no campo da Psicologia no Brasil, em especial nas produções escolhidas para análise, com as temáticas de identidade, subjetividade, cuidado em saúde e saúde mental. Contudo, estas investigações são recentes, iniciadas nos últimos três a quatro anos, e ainda se apresentam de forma esparsa e mínima, frente às demais produções acadêmicas dos programas de pós-graduação em Psicologia no período analisado. Assim sendo, faz-se necessário não somente maiores investigações na área, a partir da matriz decolonial, mas também ampliar a inserção desta epistemologia nos currículos, extensões e atividades práticas dos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia, combinado com o incentivo de mais estudos e intervenções no âmbito da pós-graduação nas diversas áreas na Psicologia, que podem vir a se beneficiarem da epistemologia decolonial.

Biografia do Autor

  • Patrícia Rocha Lustosa, Universidade Estadual do Piauí

    Estágio Pós-Doutoral (Ano Sabático) na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP U.PORTO, 2017). Professora Adjunta III do Curso de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2013). Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2005). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2002), sendo bolsista do Programa Especial de Treinamento (PET-CAPES) de Psicologia/ UFC. Orientadora do PIBIC/ UESPI. Professora das disciplinas Psicologia Jurídica, Epistemologia e Metodologia Científica. Experiência atual em: Psicologia Jurídica, Educação em Direitos Humanos, Juventude, Narrativas Musicais, Reconfigurações Sociais. O tema central do Estágio Pós-Doutoral consiste em traçar as "Resistências, Narrativas e Diferenças em torno de Elza Soares".

  • João Vitor Alves Cavalcante, Universidade Federal do Piauí

    Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Pós-graduando em Psicologia na Saúde pelo Gran Centro Universitário. Possui aperfeiçoamento em Saúde Mental e Atenção Psicossocial de Adolescentes e Jovens pela Fiocruz Mato Grosso do Sul (FIOCRUZ MS). Aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí (PPGPP - UFPI). Atua na área de Psicologia Escolar Educacional. Possui interesse nos seguintes campos: Psicologia Escolar Crítica, Educação, Psicologia Histórico-Cultural, Psicologia Jurídica, Políticas Públicas em interface com a Psicologia, Saúde Pública.

Downloads

Publicado

2024-05-01